NOTÍCIAS
17/05/2017 | 19h31

Serviços

Scania equipa 2 mil veículos com sistema de gestão de frota no Brasil

Montadora lançou serviços conectados há 5 meses para caminhões e ônibus


REDAÇÃO AB

A Scania atingiu o marco de 2 mil veículos entre caminhões e ônibus conectados por meio da plataforma Serviços Conectados, sistema de gestão de frota e telemetria, cinco meses após seu lançamento aos clientes. Apresentada à imprensa no fim de 2016 (leia aqui) a plataforma de serviços conectados permite ao frotista o acesso aos dados do veículo em tempo real durante sua rodagem, o que pode ajudar no gerenciamento de diversos aspectos da operação, desde o estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.

Os dados são enviados por um módulo chamado Scania Communicator, que é instalado no veículo. Os caminhões e ônibus produzidos desde maio do ano já saem de fábrica com o dispositivo, bastando aos proprietários procurar uma Casa Scania para que ele seja ativado e passe a enviar as informações. Para caminhões fabricados a partir de 2012 e ônibus desde 2013, o módulo poderá ser instalado em qualquer concessionária da marca. Para os produtos anteriores, o uso é possível, mas depende de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação.

“A Scania já conta com a experiência de mais de 250 mil veículos conectados em todo o mundo. Esse resultado comprova o quanto o transportador brasileiro ansiava por uma solução que supera a barreira da telemetria para tornar a gestão mais eficiente e rentável”, afirma o responsável pelos Serviços Conectados da Scania no Brasil, Alex Barucco. “Nossa rede de concessionárias vem fazendo um trabalho impecável. Trata-se de uma parceria virtuosa com o cliente pautada em ações de melhorias, que contribuam na redução do custo por quilômetro rodado, no aumento da disponibilidade da frota e na diminuição das emissões de poluentes e CO2.”

Uma vez com o módulo ativado, a Scania oferece dois pacotes do serviço de gestão: planejamento análise e desempenho. No primeiro, não há custo para o cliente e é válido por 10 anos. Nele, o cliente e a Casa Scania (concessionária) têm uma visão geral da frota conectada a partir dos relatórios semanais e mensais gerados com a operação, que são recebidos por e-mail de forma automática. O transportador terá acesso ao portal de gestão de frota, que oferece funcionalidades como o planejamento dos serviços a partir da utilização das informações fornecidas do veículo. O veículo poderá enviar ainda o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance e também para qualquer concessionária da marca a fim de oferecer atendimento rápido em caso de necessidades durante as viagens.

Já o pacote desempenho, que possui um custo mensal, incorpora todos os serviços do pacote análise e oferece de forma mais detalhada informações e dados de operação dos veículos e de cada condutor. Com a exatidão dos dados, é possível adotar medidas para melhorar a operação de forma mais assertiva nos custos de combustível, disponibilidade da frota e redução dos gastos com manutenção corretiva. Os dados também podem ser avaliados pela concessionária, que por sua vez oferece orientação a fim de identificar os pontos de melhora da operação.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 28/06/2017
Etanol pode ajudar Brasil com metas de controle de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 23/06/2017
Hatch mostrado na Alemanha fica entre compacto e médio
AUTOINFORME | 21/06/2017
Marca cresce quase 10% em ano de mercado estável
INOVAÇÃO | 01/06/2017
Desordem pode fazer com que iniciativas de inovação fracasssem
QUALIDADE | 15/05/2017
Iniciativa tem potencial para melhorar a qualidade de vida da população
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes