NOTÍCIAS
07/04/2017 | 19h00

Tecnologia

Para Here, carros autônomos serão parte de um ecossistema

Diretor da companhia no Brasil diz que tecnologia traz novas necessidades


GIOVANNA RIATO, AB

Os mapas de alta precisão atualizados em tempo real devem ser quase tão essenciais para os carros autônomos quanto a própria tecnologia que permitem que os veículos rodem sozinhos. Com consenso acerca do assunto, grandes montadoras alemãs uniram forças (e US$ 3 bilhões) para comprar a Here, empresa de mapas que até então pertencia à Nokia. A companhia agora se estrutura para atender às novas necessidades de suas controladoras - Audi, BMW e Daimler - que se cercam de novas aptidões para tornar a condução autônoma realidade em breve.

“A indústria vai precisar entregar um nível de tecnologia superior. É uma nova infraestrutura que não temos como suportar hoje. É preciso criar um ecossistema”, diz Vinícius Ferreira, diretor de produtos da Here no Brasil. Um dos passos recentes da empresa para isso é o acordo com a BMW para aprimorar uma solução que a companhia já oferece, o HD Live Map. A partir de 2018 o recurso será atualizado a partir de dados das vias coletados pelos sensores dos carros da marca alemã em circulação.

A promessa é fazer tudo de forma anônima, sem identificar clientes ou condutores, com o objetivo de criar um banco de dados rico e oferecer informações em tempo real sobre as vias. “Só com os sensores e câmeras o carro autônomo tem visão limitada, sem capacidade de identificar o que tem um quilômetro adiante, por exemplo. Garantir que os mapas tragam estas informações é dar ao veículo capacidade de tomar decisões antecipadas, melhorando a segurança”, diz Ferreira.

O projeto, conta o executivo, é que todas as montadoras do consórcio controlador da Here firmem acordo para fornecer seus dados à empresa nos próximos anos. “Vamos processas estas informações e alimentar o ecossistema com elas. Não só os nossos mapas, mas qualquer outro recurso de localização ou internet das coisas que precise disso”, diz. Segundo ele, ao coletar os dados de todas as marcas do consórcio, a Here já garante eficiência em sua solução, com volume expressivo de informações para abastecer seus mapas e outros sistemas.

BRASIL: AUTÔNOMO AINDA DEMORA, MAS DEMANDA JÁ CRESCE

Enquanto globalmente as empresas focam no carro autônomo, Ferreira admite que o Brasil deve esperar um pouco mais para contar com esse tipo de tecnologia, mas acredita que o País não ficará completamente defasado. “A boa notícia é que as soluções são globais e vão chegar aqui de uma forma ou de outra”, diz.

Até que o mercado de carros autoguiados seja realidade, o executivo diz que a Here já se beneficia localmente do aumento da demanda por outras tecnologias nos veículos. A empresa detém 90% do fornecimento de sistemas de navegação embarcada para montadoras e assegura que esta demanda está em expansão. “Também temos olhado para outros mercados, como o de seguradoras, de empresas de monitoramento e outros negócios que demandam dados de localização."

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 17/05/2017
Latin NCAP gera confusão e dúvida nos testes que realiza

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 19/05/2017
Picape promete a cabine mais espaçosa do mercado
AUTOINFORME | 16/05/2017
Venda diária volta a recuar para baixo de 8 mil
QUALIDADE | 15/05/2017
Iniciativa tem potencial para melhorar a qualidade de vida da população
INOVAÇÃO | 24/04/2017
Ter empatia com consumidor é essencial para o sucesso
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes