NOTÍCIAS
10/03/2017 | 16h56

Internacional

Volkswagen se declara culpada por dieselgate nos EUA

Pela 1º vez em um tribunal empresa admite crimes aos quais foi acusada


REDAÇÃO AB

A Volkswagen se declarou culpada pelo dieselgate nos Estados Unidos, durante uma audiência que durou mais de uma hora em Detroit, na sexta-feira, 10. De acordo com o site Automotive News, pela primeira vez em um tribunal, a montadora admitiu os crimes de conspiração, obstrução da justiça e importação de mais de 590 mil veículos com declarações falsas, que violam a regulamentação de emissões do país.

Os argumentos foram recebidos e aceitos pelo juiz distrital Sean Cox, que pediu mais tempo para avaliar o acordo firmado em janeiro de 2017 pela montadora, de US$ 4,3 bilhões em multas (leia aqui), “dada a natureza séria dos crimes”, disse o juiz, que agendou o anúncio da sentença para 21 de abril.

Se não fosse o acordo, a montadora estaria sujeita a enfrentar possíveis multas com valores entre US$ 17 bilhões e US$ 34 bilhões.

Em nota, a empresa declara: “A Volkswagen lamenta profundamente o comportamento que deu origem à crise do diesel. Os acordos que temos alcançado com o governo dos EUA refletem nossa determinação para combater a má conduta que foi contra todos os valores que a Volkswagen tem e que são tão caros. A Volkswagen não é a mesma empresa que foi há 18 meses - o processo de mudança que está em andamento é o maior de nossa história, tomamos medidas significativas para fortalecer a responsabilidade, aumentar a transparência e transformar nossa cultura corporativa”.

A Justiça dos Estados Unidos declarou que a companhia vem cooperando plenamente com as investigações. No acordo firmado em janeiro deste ano, a corte já havia afirmado que a montadora recolheu quantidades substanciais de evidências e coletou dados em várias jurisdições, além de realizar centenas de testemunhas tanto nos EUA quanto no exterior, compartilhando essas informações com os investigadores do governo. Também foi creditado à empresa a recuperação de inúmeros documentos que foram suprimidos pelos funcionários logo após a Volkswagen admitir a fraude, em setembro de 2014.

O dieselgate, como ficou conhecido, diz respeito a uma fraude feita e admitida pela montadora em um software que controla as emissões de NOx em laboratórios de testes, mas não na estrada, e que afeta mais de 11 milhões de veículos das marcas do Grupo Volkswagen vendidos em todo o mundo, incluindo Audi, Seat e Skoda. Até agora, o escândalo resultou em quase US$ 24 bilhões em custos para a Volkswagen apenas na América do Norte, onde continua o regime de recompra: seu relatório mais recente relata que até 18 de fevereiro, a montadora já havia recomprado mais de 137,9 mil veículos e pago US$ 2,89 bilhões para os proprietários e que cerca de 15 mil acordos estão sendo fechados por semana nos Estados Unidos.

A empresa ainda enfrenta investigações criminais em outras partes do mundo, incluindo em seu país de origem, a Alemanha, onde já realiza recall dos veículos envolvidos na fraude (leia aqui).

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 16/08/2017
Mercado deve melhorar no segundo semestre, até por novas ações de varejo

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 18/08/2017
Empresa monta novos planos para mercados emergentes
AUTOINFORME | 17/08/2017
Gastos com veículo vão muito além da prestação
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes