NOTÍCIAS
01/03/2017 | 18h45

Internacional

VW traça estratégia para tecnologias do futuro

Firma parceria com Infineon e aumenta o número de centros de inovação


REDAÇÃO AB

Peter Schiefer (esq.), presidente da divisão automotiva da Infineon, e Volkmar Tanneberger, chefe de desenvolvimento elétrico e eletrônico da VW
A Volkswagen lança a primeira ação de seu programa focado em tecnologias do futuro, parte de sua estratégia global Transform 2025: a montadora anuncia uma parceria com a Infineon Technologies, empresa de origem alemã e uma das maiores fabricantes de semicondutores do mundo. O programa prevê a definição dos requisitos para futuras soluções em semicondutores e buscar novas abordagens de desenvolvimento conjunto.

Os semicondutores são parte essencial dos sistemas de controle eletrônicos (ECU, na sigla em inglês). As ECUs são responsáveis por operar e regular quase tudo em um automóvel moderno, desde o sistema de ar-condicionado até sistemas de iluminação interior e exterior, radar de controle de cruzeiro adaptativo e uma série de sistemas de assistência ao motorista. Cerca de 100 unidades de sistemas de controle eletrônicos estão presentes em um veículo, com seus milhares de componentes eletrônicos.

“As futuras ferramentas de desenvolvimento conjunto, como os sistemas de prototipagem virtual, permitirão reduzir ainda mais os tempos de desenvolvimento, apesar do contínuo aumento da complexidade do sistema”, diz o chefe de desenvolvimento elétrico e eletrônico da Volkswagen, Volkmar Tanneberger.

O programa estratégico de semicondutores da VW busca garantir atendimento às necessidades tecnológicas para as futuras gerações de veículos, uma vez que as unidades de controle eletrônico continuarão a se tornar cada vez mais complexas, com semicondutores inovativos, sensores que reconhecem o ambiente e microcontroladores que processam dados e permitem a tomada de decisão em tempo real, características de tendências como conectividade completa e condução autônoma, totalmente eléctricas.

“A microeletrônica da Infineon torna a condução mais limpa, segura e conveniente. Como parceiro, esperamos cooperar ainda mais com a Volkswagen. Semicondutores de alto desempenho são a chave para o futuro do automóvel. Com nossos produtos, os veículos de todas as classes serão em breve totalmente automatizados e puramente elétrônicos”, diz o presidente da divisão automotiva da Infineon Technologies, Peter Schiefer.

CENTROS DE PESQUISA DEDICADOS

Além do programa de semicondutores, a Volkswagen avança no número de centros de pesquisa de inovação, as chamadas think tank, focadas em desenvolver soluções para a mobilidade do futuro, em áreas voltadas para a inteligência artificial, realidade virtual e mobilidade sob demanda, como compartilhamento de veículos. Atualmente, são 37 em todo o mundo com expectativa de aumentar.

“Nossa indústria está passando por um processo de mudança profunda. O Grupo Volkswagen está se transformando de um fabricante de automóveis em uma das maiores empresas mundiais de mobilidade. Com centros distantes das estruturas estabelecidas, estamos desenvolvendo soluções personalizadas para a mobilidade do futuro e, ao fazê-lo, estamos envolvendo a digitalização e colocando os clientes no centro do nosso trabalho”, afirma o CEO do grupo, Matthias Müller.

Estes especialistas também trabalham com parceiros externos no desenvolvimento de novas tecnologias e a maioria deles vêm de outras empresas, startups, universidades e organizações de pesquisa. A montadora contabiliza cerca de 2 mil especialistas nos laboratórios de TI e centros de competência espalhados pela Europa, América do Norte e Ásia.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 25/04/2017
Fim do Inovar-Auto abre oportunidades de debates sobre a sua evolução

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 28/04/2017
Marca prepara variação três-volumes da linha
INOVAÇÃO | 24/04/2017
Ter empatia com consumidor é essencial para o sucesso
AUTOINFORME | 19/04/2017
Montadora chinesa investe para melhorar produtos
QUALIDADE | 21/03/2017
Jovens buscam solução de mobilidade e querem permanecer conectados
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes