NOTÍCIAS
10/02/2017 | 20h00

Comerciais

Mercedes-Benz espera aumento de vendas da linha Sprinter

Avanço do comércio eletrônico abre espaço adicional de negócios


PEDRO KUTNEY, AB

O rápido avanço do comércio eletrônico no País é um dos fatores que mais deverá estimular as vendas da linha Sprinter de furgões e minicaminhões em 2017, segundo estima Werner Schaal, gerente sênior de vendas e marketing de vans da Mercedes-Benz do Brasil. Recente levantamento feito pela Loja Integrada – plataforma de criação de lojas virtuais com mais de 400 mil clientes hospedados – mostra que em 2016 foram abertos 45.362 sites de e-commerce e o número de pedidos on-line saltou de 388.852 em 2015 para 911.298 no ano passado, quase o triplo. O setor espera que o faturamento das compras via internet devem crescer cerca de 13% este ano. Pelo monitoramento da Mercedes, isso pode se traduzir em aumento do fornecimento para o setor em torno de 10%.

“O aumento do uso de internet para compras impacta diretamente nosso negócio, porque cria um desafio logístico complexo ao elevar o volume de cargas fracionadas para entregas rápidas em ambiente urbano, que necessariamente aumenta a demanda por VUCs (veículos urbanos de carga)”, afirma Schaal. Segundo o executivo, este é um dos principais fatores que deverão reaquecer o movimento em seu setor na Mercedes. Em 2016, acompanhando a retração da economia, as vendas da Sprinter caíram 30%, para 4.814 unidades, sendo 2.219 vans de passageiros, 1.592 furgões de carga e 1.003 chassi-cabine para diversas implementações.

Este ano a divisão das vendas entre segmentos deve mudar e pender mais para o lado dos modelos chassi-cabine, que pelos cálculos da Mercedes terá o maior aumento de demanda, com crescimento de volumes vendidos previsto entre 10% e 15% em comparação a 2016. Nessa faixa de pequenos caminhões classificados como semileves (de 3,5 a 6 toneladas de peso bruto total, PBT), a Mercedes atua com três versões da Sprinter: 313 Street (3,5 t e motor de 129 cv), 415 (3,88 t e 146 cv) e 515 (5 t e 146 cv), configuráveis com dois comprimentos de entreeixos de 3,66 e 4,32 metros, que podem ser implementados com vários tipos de carrocerias, como baú comum ou frigorificado, caçamba aberta, basculante ou para transporte de bebidas, para levar de 2 a 3 toneladas de carga. Todos esses arranjos permitem a livre circulação em trechos urbanos, tanto pelo enquadramento na legislação de VUCs como pela capacidade física de trafegar nos espaços mais apertados das cidades.

Já para as versões de furgões de carga da Sprinter (313, 415 e 515) a expectativa é de aumento menor, de 5% a 10%, enquanto as compras de vans de passageiros (415 e 515) devem ficar estáveis. No total, portanto, a Mercedes conta com avanço estimado de 5% a 10% para toda a linha Sprinter – que este ano completa 20 anos no mercado brasileiro com 125 mil unidades já vendidas desde a introdução do furgão MB 180, em 1997. Todas as Sprinter vendidas no Brasil são montadas pela Mercedes na Argentina, com grande volume de peças importadas.

“Estamos com boas expectativas em relação ao mercado em 2017. Também sofremos em 2016, mas agora existem indicadores que nos levam a esperar por crescimento no setor de veículos comerciais”, diz Schaal, citando a esperada safra recorde de grãos a ser colhida nos próximos meses, consumo maior das famílias e elevação dos índices de confiança do consumidor. “O ano começou ainda com dificuldades, mas acreditamos que a partir do segundo semestre voltaremos a crescer”, estima.


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 18/10/2017
Medidas simples e novos estudos ajudam na redução de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
AUTOINFORME | 19/10/2017
Hyundai produz em Ulsan 1,5 milhão de carros por ano
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes